Ir para conteúdo

Foto

Utilizando ExtJS4 MVC com CakePHP2

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 06 April 2012 - 00:41

Boa noite meus caros,

Depois de muito tempo sem postar um exemplo e também de ter sumido um pouco do fórum, volto através deste para demonstrar um exemplo de utlização do ExtJS4 com CakePHP2. Esse exemplo é simples, só um Grid listando os dados, porém é o caminho das pedras para configurar o ExtJS4 com CakePHP2.

- Pré requisitos:
Servidor Web instalado com PHP (Utilizei o WAMP caso queiram saber como instalar veja aqui)
Framework CakePHP2 (Utilizei a versão 2.1.1 2.4.2 download no site oficial do CakePHP)
Framework ExtJS4 (Utilizei a versão ExtJS 4.0.7 4.2.1, esse eu não preciso colocar o link de download né?  :D)
Banco de dados MySQL 5 (Que já vem instalado no WAMP)

- Passos para configurar o exemplo:
Baixe o Framework do CakePHP e descompacte a pasta no seu servidor local e renomeia esta pasta para "cakephp2_extjs4" (sem áspas);
Baixe o Framework do ExtJS e descompacte este, renomeia a pasta para "extjs" (sem áspas) e mova esta pasta para o diretório: cakephp2_extjs4/app/webroot/js;
Dentro da pasta "extjs" mova a pasta "resources" para o diretório dos arquivos CSS do CakePHP (cakephp2_extjs4/app/webroot/css);
O arquivo "cakephp2_extjs4.zip" contém os arquivos do exemplo incluindo o MVC do ExtJS tanto do CakePHP, assim descompacte esta pasta sendo criada a pasta "cakephp2_extjs4" copie essa para o seu servidor local, será exibido a mensagem para sobrescrever os arquivos, aceite todos.
Dentro desta pasta existe o arquivo "cakephp2_extjs4.sql" que é o Banco de Dados com a tabela utilizada neste exemplo. Execute este script no seu Banco de Dados para criar a estrutura.
Obs.: Verifique se a configuração de usuário e senha no arquivo "cakephp2_extjs4/app/Config/database.php" está correta.
A imagem "estrutura.png" demonstra a estrutura da aplicação de exemplo.
Se tudo der certo o exemplo está configurado e pronto para ser utilizado. Vá no seu browser e informe o endereço do seu servidor (no meu caso http://localhost/cakephp2_extjs4/). Deve ser exibido a interface conforme imagem "cakephp2_extjs4.png".

Espero que esse possa ajudar muitos. Duvídas e sugestões sou todo ouvidos.

Abraços,

Legolas

"A verdadeira vitória não é derrotar alguém forte... É ser capaz de proteger alguém que você ama de verdade!" (Maito Dai)

#2 georgefsb

georgefsb

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 08 April 2012 - 20:57

Legolas,

Obrigado por ajudar os iniciantes em extjs como eu. otimo exemplo...
está me ajudando muito.

parabens pelo trabalho.

#3 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 09 April 2012 - 08:29

:D por nada meu caro, esse era o meu intuito mesmo, precisando de mais alguma ajuda é só falar.

Abraços.

"A verdadeira vitória não é derrotar alguém forte... É ser capaz de proteger alguém que você ama de verdade!" (Maito Dai)

#4 Guedes

Guedes

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 28 posts
  • LocationPiracicaba/SP

Postado 11 July 2012 - 00:01

Obrigado Legolas, seu exemplo será fundamental para eu aprender a integrar Cakephp com ExtJS.

#5 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 11 July 2012 - 07:37

Obrigado Legolas, seu exemplo será fundamental para eu aprender a integrar Cakephp com ExtJS.

:D por nda meu caro, espero que lhe ajude bastante, qualquer dúvida é só postar.

#6 jorgeaas

jorgeaas

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 12 posts

Postado 24 September 2012 - 22:05

Olá legolas,

Existe alguma forma de pegar as mensagens flash (por exemplo as mensagens do ACL Component) do cakephp e enviar para o ext (por exemplo num messagebox)?

#7 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 25 September 2012 - 07:36

jorgeaas, se entendi direito vc gostaria de utilizar as mensagens informadas através do método setFlash do CakePHP, certo? Se for isso é algo que pode ser customizado, por exemplo, qdo vc for salvar um registro no seu Controller (CakePHP) vc utiliza o setFlash para informar uma mensagem de sucesso ou falha, daí na sua View (CakePHP) vc deve resgatar essa mensagem e colocar em um atributo no seu JSON de retorno. Exemplo:
<?php
    $json = array(
        'success' => true,
        'message' => $this->Session->flash()
    );
?>
Lembrando que o padrão de retorno do método flash é um elemento HTML, assim vc teria que customizar este para retornar somente a string com a mensagem.
Espero que tenha lhe ajudado.

#8 jorgeaas

jorgeaas

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 12 posts

Postado 01 October 2012 - 21:59

Blz Legolas, esclareceu bastante aqui. Valeu pelo apoio. Abraço.

#9 marcusjordash

marcusjordash

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Postado 22 January 2013 - 22:36

Lelolas

Sou novo por aqui e fico muito feliz por ver participações como a sua.

Quero Parabeniza-lo e Agradece-lo antecipadamente.

MJ

#10 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 23 January 2013 - 06:57

Lelolas

Sou novo por aqui e fico muito feliz por ver participações como a sua.

Quero Parabeniza-lo e Agradece-lo antecipadamente.

MJ

:D obrigado marcusjordash pelos parabéns e seja bem vindo ao mundo ExtJS e também ao nosso fórum

#11 Riggns

Riggns

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts
  • LocationCianorte - PR

Postado 30 October 2013 - 16:04

Boa tarde Legolas, os links não estão mais funcionando, estou procurando por exemplo da integração do ExtJs com CakePHP, eu desenvolvo em PHP puro estava querendo começar a aprender um Framework e só achei esse exemplo que você postou, teria como disponibilizar novamente?

Grato

#12 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 31 October 2013 - 07:21

Boa tarde Legolas, os links não estão mais funcionando, estou procurando por exemplo da integração do ExtJs com CakePHP, eu desenvolvo em PHP puro estava querendo começar a aprender um Framework e só achei esse exemplo que você postou, teria como disponibilizar novamente?

Riggns, obrigado pela resposta. Tivemos um problema com os arquivos anexados nas threads antigas e estamos tentando resolver, mas tentarei buscar em meus bkps de exemplos se tenho esse ainda (tenho quase certeza que sim) se não faço um outro e posto aqui.
Não sei se vc já viu mas tem o projeto Bancha que utiliza CakePHP com ExtJS, há um tempo estava vendo esse projeto e gostei de como são criadas as views, depois dá uma olhada lá talvez te interesse.

#13 Riggns

Riggns

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 10 posts
  • LocationCianorte - PR

Postado 31 October 2013 - 07:35

Riggns, obrigado pela resposta. Tivemos um problema com os arquivos anexados nas threads antigas e estamos tentando resolver, mas tentarei buscar em meus bkps de exemplos se tenho esse ainda (tenho quase certeza que sim) se não faço um outro e posto aqui.
Não sei se vc já viu mas tem o projeto Bancha que utiliza CakePHP com ExtJS, há um tempo estava vendo esse projeto e gostei de como são criadas as views, depois dá uma olhada lá talvez te interesse.

Muito obrigado vou dar uma olhada no projeto.

#14 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3496 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 09 November 2013 - 16:38

Riggns, fiz um novo exemplo e postei na minha primeira resposta, teste aí e qualquer dúvida é só postar.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos