Ir para conteúdo

Foto

Duvida sobre versoes do extjs. Versao 5 agora ja?

• Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico

Enquete: Duvida sobre versoes do extjs. Versao 5 agora ja? (1 membros votaram)

Duvida sobre versoes do extjs. Versao 5 agora ja?

1. ja (1 votos [100.00%])

Porcentagem de votos: 100.00%

2. ja (0 votos [0.00%])

Porcentagem de votos: 0.00%

Votar Visitantes não podem votar

#1 gabrielpasv

gabrielpasv

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 14 posts

Postado 08 April 2014 - 11:12

Olá pessoal,

Sou novo no forum e estou aprendendo extjs 4. Pude notar que já lançaram o versao beta do extjs 5 recentemente. Gostaria de saber como funciona isso. Muda muita coisa de uma versao para a outra ?

Acho q o grande problema desses frameworks é isso. Alguem pode tirar essa minha duvida ?

Se eu tiver uma app desenvolvida em extjs 4 tem como eu migrar ela p/ extjs 5 ?

E pra quem ta começando agora ? Qual versao utilizar ?

Obrigado

#2 Nom4d3

Nom4d3

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 952 posts
  • LocationAraras/SP/Brasil

Postado 08 April 2014 - 11:29

Da versão 3 pra 4, foi uma mudança muito radical, mas da 4 pra 5, pelo que andei estudando, será bem mais tranquila.
A versão 5 ainda não está boa pra produção e deve demorar alguns meses pra sair uma versão estável.

Creio que 90% do que vc fizer na 4 vc consegue migrar pra 5 sem grandes sustos. Eu comecei a fazer alguns testes de migração em algumas aplicações grandes aqui e praticamente estão quase todas rodando após algumas horas investidas em pequenos ajustes. Mas não pretendo colocá-las em produção ainda.

Seguindo as boas práticas no ExtJS4 vc migra pra versão 5 sem sustos. Se vc vai demorar pra colocar sua aplicação em produção, talvez cair de cabeça na versão 5 seja a melhor escolha. Eu faria isso se estivesse aprendendo agora.

#3 linyatis

linyatis

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 94 posts
  • LocationPiracicaba, SP

Postado 08 April 2014 - 11:35

Olá pessoal,

Sou novo no forum e estou aprendendo extjs 4. Pude notar que já lançaram o versao beta do extjs 5 recentemente. Gostaria de saber como funciona isso. Muda muita coisa de uma versao para a outra ?

Acho q o grande problema desses frameworks é isso. Alguem pode tirar essa minha duvida ?

Se eu tiver uma app desenvolvida em extjs 4 tem como eu migrar ela p/ extjs 5 ?

E pra quem ta começando agora ? Qual versao utilizar ?

Obrigado

Olá gabrielpasv!

Da versão 3 para a 4 mudou muita coisa sim. Meu primeiro contato com ExtJS foi com a versão 3. Pelo que ouvi falar, a mudança foi grande pois incluíram muitos recursos novos (como MVC e as maneiras de definir e criar classes) e melhoraram o framework de forma geral.

Mas, parece que as versões 4 e 5 já são bem parecidas, pois a versão 4 foi muito madura e bem aceita.
Fiz um upgrade de uma app MVC de exemplo para a versão 5 sem problemas, nada deu errado. Mas não tentei ainda com nenhuma aplicação real, quero fazer isso na páscoa, aí conto pra vcs  :)

Eu recomendaria você continuar seus estudos na versão 4 mesmo, pois a 5 ainda é beta, o que significa que não é recomendado para ambientes de produção.

Ah, a Sencha divulgou um guia para o ExtJS 5 que tem uma página sobre upgrade.

Espero que isso já te ajude.

José Filipe Lyra
Desenvolvedor Java

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos