Ir para conteúdo

Foto

Atualizações sobre os novos rumos para o ExtJS com licença a USD 3225.00

• Por favor, faça o login para responder
17 respostas neste tópico

#1 pablotcarreira

pablotcarreira

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 04 December 2014 - 21:17

É de se notar que com o novo CEO a Sencha está tomando um novo rumo e está descartando sua base de usuários individuais. O usuário agora só tem a opção de adquirir o pacote de 5 licenças, que além de ser muito caro também torna impossível prestar serviços onde se deve fornecer o código fonte ao cliente, uma vez que pelo contrato ele também deve adquirir um pacote de 5 licenças.  Junto a isto o link para a versão GPL agora está escondido em uma das páginas.
Assim há de se esperar que a base de usuários diminua, assim como as contribuições dos mesmos em blogs, forum, stackoverflow, etc. Tornando o ExtJS um software estritamente corporativo.

O fórum oficial (http://www.sencha.co...read.php?292734) está em polvorosa e o pessoal está buscando alternativas. Até agora vi dois pontos que merecem ser citados:

* Fizeram um fork do Extjs5, será chamado de NextJS.
A caráter provisório pois a licença ainda é GPL, a idéia é progressivamente desenvolver uma nova base com a licença BSD, MIT ou LGPL.
Existe um fórum para o desenvolvimento do NextJS (http://www.forum.nextjs.org)

* Dentre as alternativas há um consenso que ainda não há uma solução completa, mas o Qooxdoo seria o candidato com maior potencial. https://ext2qooxdoo.wordpress.com/

#2 henemer

henemer

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 62 posts

Postado 05 December 2014 - 08:44

Outra opção que vi eles falando nessa thread é o http://dhtmlx.com/ .

Aproveitando o momento, pergunto, algum de vcs já utilizou o Vaadin ?

#3 javaman

javaman

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 595 posts

Postado 06 January 2015 - 12:19

Outra opção que vi eles falando nessa thread é o http://dhtmlx.com/ .

Aproveitando o momento, pergunto, algum de vcs já utilizou o Vaadin ?

usei o Vaadin tem MUITO tempo e ele era tenso, pesado pacas, hj nao faco ideia

vc pode usar coisas com o Angular e Polymer
Problema de mta coisa atual eh nao suportar browsers mais antigos...

[]s

#4 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 12 January 2015 - 09:03

Eu tinha realizado coisas fantásticas com ExtJS. Praticamente, em toda a aplicação eu reusava componentes. Depois que soube dessa definição da Sencha, decidi migrar tudo que havia feito para a dupla Bootstrap 3 + AngularJS. Tudo que fiz no backend (JAVA + SPRING) foi preservado sem alterar nenhuma linha de código.

Sinceramente, atualmente não tenho saudades alguma do ExtJS!

Sencha, Até nunca mais!

#5 benyhapper

benyhapper

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 301 posts
  • LocationSão Paulo

Postado 13 January 2015 - 09:49

Paulo,

Você pode colocar uns prints do projeto para vermos como ficou o visual?

Beny Happer
EXTJS 3.4.0

#6 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 15 January 2015 - 22:14

Em anexo, segue um grid e um form respectivamente em ExtJS e Bootstrap 3 + AngularJS. Depois que concluir a migração, vou melhorar o visual da aplicação (CSS), Por enquanto, estou priorizando a migração e os testes nas funcionalidades.

#7 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 15 January 2015 - 22:15

Anexo 2

#8 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 15 January 2015 - 22:52

Anexo 3 (Versao ExtJS)

#9 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 16 January 2015 - 08:02

Anexo 4 (Versão ExtJS)

#10 chrisbr

chrisbr

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 19 posts

Postado 16 January 2015 - 12:56

Anexo 4 (Versão ExtJS)

Ótimo trabalho, parabéns.....

O principal é mostrar para todos que ficaram desapontados com a atitude da SENCHA, que existem várias alternativas, e principalmente o Angular JS que crescer a cada dia !

vlw

#11 DaniloTerra

DaniloTerra

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 15 posts

Postado 16 January 2015 - 13:49

@Paulo.Alvares Qual foi a diferença de produtividade que você sentiu? É mais rápido desenvolver com AngularJS + Bootstrap ou com ExtJS? E quão mais rápido foi uma da outra?

#12 Paulo.Alvares

Paulo.Alvares

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 31 posts

Postado 16 January 2015 - 14:35

Em termos de aplicação, BS + AngularJS é mais leve que ExtJS, portanto achei mais rapido. Em termos de produtividade de desenvolvimento, como eu tinha mais componentes reusáveis em ExtJS o desenvolvimento nesta linguagem era mais rápido. Em algumas telas em ExtJS eu simplesmente fazia um extend da classe primaria e ela fazia tudo. Outra coisa, eu quase não escrevia em HTML com ExtJS, já com angular sim. Mas, como minhas telas tem praticamente o mesmo padrão, não me incomoda esse pequeno "desperdício". Apesar disso, sinto mais domínio da aplicação utlizando BS + AngularJS.

#13 benyhapper

benyhapper

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 301 posts
  • LocationSão Paulo

Postado 18 January 2015 - 23:14

Paulo,

Valeu pelas imagens, é sempre bom saber das alternativas
Beny Happer
EXTJS 3.4.0

#14 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3497 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 21 January 2015 - 12:03

Paulo.Alvares, o que estou vendo é uma grande parte dos membros migrando para o AngularJS, até eu mesmo estou mais dedicando meu tempo para aprender AngularJS do que a nova versão do ExtJS, pois temos que ter outras visões, pois nem sempre o que utilizamos pode ser o melhor.

Em relação a questão que você denota sobre produtividade eu compartilho da questão de que com ExtJS também consigo ser mais produtivo pelo fato das Heranças, Sobrecargas e demais customizações que o framework possibilita, mas com AngularJS temos também outros mundos e estou gostando, pois com o tempo algumas coisas que eu fazia no ExtJS estou fazendo as provas de conceito com AngularJS, mas ainda estou engatinhando nesse quesito.

Mas abandonar o ExtJS eu penso que não irei, pois sou muito fã do framework.

"A verdadeira vitória não é derrotar alguém forte... É ser capaz de proteger alguém que você ama de verdade!" (Maito Dai)

#15 Daniel Schmitz

Daniel Schmitz

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 458 posts

Postado 03 March 2015 - 16:37

De vez em quando eu passo aqui no fórum pra ver como andas o EXT, sempre na esperança dele "deslanchar" aqui no nosso brasil... mas infelismente nao está acontecendo isso. Enfim, angularjs ta ae e pela minha visão de mais de 20 anos de desenvolvimento (to velho pacas lol) não existe mais tecnologias que se sustente por muito tempo, sempre teremos novas e novas tecnologias a cada ano.

As vezes ficamos estagnados em uma só, e não fique triste se isso acontecer, empresas "grandes" também estão. Posso citar aqui, pois já trabalhei lá, uma empresa que até hoje usa o DELPHI e ganha bastante grana, e outra ainda desenvolvendo em FLEX 3, sim FLEX 3 !! hehe.

Vocês permitem um pequeno jabá?? Como falaram de angularjs eu escrevi o livro sobre o assunto, quem quiser ver: https://leanpub.com/...vro-angularJS o livro possui o código fonte aqui: https://github.com/d...s/livro-angular

Confie na API do EXT, ela é a sua melhor amiga: http://docs.sencha.com/ext-js/

#16 Juliano.coelho

Juliano.coelho

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 532 posts
  • LocationPetropolis - RJ

Postado 20 March 2015 - 22:50

Eu não trabalho mais na area (infelizmente) apesar de ser fã do Ext e ter aprendido muito com ele nunca fiz nada profissional, hoje estou tentando voltar para a area (inclusive estou no terceiro anos de TI). Estava revendo alguns videos da Loiane e me animando novamente (eu havia parado no ExtJS 4) e quando fui pesquisar sobre a licença, foi uma balde de água fria, pois sou uma só pessoa, tentando recomeçar e fazer algo pessoal e sinceramente e com muita frustração que terei que deixar o ExtJs de lado, o Lado bom de ter ficamo dois anos longe é que temos muitas coisas novas e antigas bombando, já estou anotando as dicas e vamos ver no que dá.

Fora o que foi citado o que mais indicam?  

Abs.

Juliano Coelho

Juliano Coelho

#17 Daniel Schmitz

Daniel Schmitz

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 458 posts

Postado 30 March 2015 - 20:46

Galera, alguém conhece o webix? Achei ele bem interessante!

Confie na API do EXT, ela é a sua melhor amiga: http://docs.sencha.com/ext-js/

#18 henemer

henemer

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 62 posts

Postado 31 March 2015 - 09:33

Olhando os demos pareceu ser bem interessante esse webix..

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos