Ir para conteúdo

Foto

Quem ainda usa ExtJS - 2016?

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Loiane

Loiane

Member Avançado

• Expert User
  • 1012 posts
  • LocationSão Paulo - SP

Postado 12 January 2016 - 16:10

E aí pessoal,

Tudo blz? 

Queria saber se vocês ainda estão usando ExtJS, e se sim, qual versão?

Depois das reviravoltas sobre a licença fiquei com essa curiosidade.

Caso negativo, o que estão usando no lugar do ExtJS?

• Hermilio curtiu isso

Autora dos livros:

Mastering Ext JS 5 http://bit.ly/1HWeHXh
Mastering Ext JS 4 http://bit.ly/14NZkxg

Ext JS 4: First Look http://bit.ly/o1IP1w
Sencha Architect http://bit.ly/19FVBGs
Curso ExtJS 4 Gratuito http://bit.ly/s5S0Oj (conceitos valem pro Ext 5 e 6 tb)

#2 Jan Ferrer

Jan Ferrer

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Postado 12 January 2016 - 17:17

Oi Loiane,

Inicialmente que te agradecer pelos cursos. São S E N S A C I O N A I S, voce não imagina o quanto me estão sendo úteis. Já Assisti o de PhoneGap, Sencha Touch e agora estou curtindo o de Java. Sua didática é 10.

Sou desenvolver web há alguns anos e entendi que preciso me aprofundar (mesmo que tardiamente) no mobile e escolhi para iniciar a plataforma da Apple (iOS), providenciei as ferramentas de hardware e software da maçã e depois de tudo montado e algum contato com xCode e Swift2, percebi que dado o grande market share do Android, não poderia ficar somente no iOS. 

Bastante ansioso com a grande quantidade de informações a serem adquiridas e estudadas, me identifiquei bastante com as ferramentas da Sencha (extJS e Touch) e como todo mundo aqui do forum, me decepcionei com o novo formato de trabalho da Sencha, empacotando vários produtos juntos e precificando o licenciamento muito alto - pelo menos para a nossa atual realidade.

Baixei os pacotes zip do extJS6 e Touch2.4 ambos de licença GPL, mas percebi que estes pacotes estão muitos diferentes daqueles citados nos seus cursos nas versões 4, aliás, estão menores, dai me bateu a insegurança e estou pesquisando para entender se, acaso eles fundiram os arquivos das classes em apenas uma principal, sei lá...

Se puder me orientar e dada sua grande experiência na área, preciso saber:

1) ainda vale a pena usar extJS e Touch para desenvolver aplicações híbridas?

2) houve alguma mudança no framework da versão 6 do extJS ou será que meu pacote veio incompleto?

3) percebi que a documentação dos frameworks também não estão sendo instaladas em webserver local, estão com endereços absolutos, direcionados para o domínio da Sencha. Talvez eu esteja fazendo alguma coisa errado...

Abraço,

Jan Ferrer

#3 P Chan

P Chan

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 117 posts

Postado 12 January 2016 - 17:21

Estou usando Bootstrap/Angular JS e JQuery no lugar do ExtJS e gostaria muito que você fizesse um curso sobre isso Principalmente com manipulação de grid master details com pesquisa e paginação, assim como você explicou no seu segundo livro de ExtJS, Mastering ExtJS que comprei logo no lançamento da primeira edição.

Aliás!! Se você fizer um livro explicando um CRUD com código limpo, usando Bootstrap 4 + Angular JS + Jquery com CRUD completo usando REST e explicando grid Master Details com paginação e pesquisa e de quebra usar um PHP 7 de backend de fundo, pronto! É o livro do ano para mim! E não precisa nem usar maravilhosos frameworks PHP de fundo, pois só de a galera já ver como o PHP 7 funciona de verdade já vai valer a compra porque vai ser um livro atualizado e útil para o dois lados. Para a galera do design que só quer saber usar o Bootstrap e JQuery e para o pessoal que gosta da regra de negócio.

• Sávio Bueno e Jan Ferrer curtiram isso

#4 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3479 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 13 January 2016 - 09:40

Queria saber se vocês ainda estão usando ExtJS, e se sim, qual versão?

Olá Loiane, então ultimamente estou utilizando a versão ExtJS 6.0.0 GPL para estudos, pois infelizmente não trabalho diretamente com o framework.

Estou somente estudando a nova versão e criando alguns laboratórios.

Como você já mencionou, desde a mudança na licença do framework muitos abandonaram a utilização ou até mesmo o upgrade do ExtJS, mas eu ainda estou na ativa estudando, pois gosto muito do framework e até o momento para mim não há algo que substitua o ExtJS e que me dê a mesma liberdade e produtividade que o ele me proporciona.

Agora sobre algo a ser utilizado no lugar do ExtJS, vejo que muitos desenvolvedores/empresas estão utilizando o que está na moda no momento o AngularJS + Bootstrap.

Dando o meu testemunho, no meu trabalho utilizamos esse conjunto (AngularJS + Bootstrap) e o AngularJS faz jus ao que se propõem, mas queria deixar claro que não substitui o ExtJS, pois para termos o mesmo resultado que o ExtJS nos proporciona utilizando AngularJS + outras tecnologias, teremos que ter um trabalho árduo, pois não há coisas nativas a serem utilizadas, porém já existem algumas directivas que podem ajudar a ter um trabalho menor.

Falo isso, pois vejo muitos falando que aboliram a utilização do ExtJS e mudaram para AngularJS em conjunto com outras tecnologias, porém vejo que muitos estão querendo ter o mesmo resultado que tinham antes com ExtJS, mas depois de muito tempo se tocam que as coisas não são tão simples quanto pensam, porém quero reforçar que não é impossível ter o mesmo resultado, porém há um belo trabalho para se chegar a esse resultado.

No mais só queria aproveitar esse tópico para colocar a minha visão de um apaixonado pelo ExtJS que a cada dia que passa vê que as tomadas de decisões da Sencha só fez com que muitos deixassem de lado algo que lhe proporcionam grandes ganhos para se adequar ao que cabe no bolço.

• Hermilio e Sávio Bueno curtiram isso

"A verdadeira vitória não é derrotar alguém forte... É ser capaz de proteger alguém que você ama de verdade!" (Maito Dai)

#5 Wemerson Januario

Wemerson Januario

Administrador Ext JS Brasil

• Administrators
  • 803 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 17 January 2016 - 21:57

Sempre usei Ext JS,atualmente meus principais projetos estão em Ext JS 6.0.1 e 5.1.1 e estou muito satisfeito, ainda está pra nascer um framework "all in one" como o Ext JS. 

Vejo muitos usando Angular JS + Bootstrap mais uma porrada de libs, mas os resultados não chegam aos pés do Ext JS.

Aqui estão algumas libs para avaliação

Ext JS
Angular JS
Webix
Ionic
Dojo
Jquery/Jquery UI
Kendoui
DHTMLX
Qooxdoo
VueJS
Polymer
Backbone JS
Mootools
Ember JS

• Legolas curtiu isso

Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!

#6 ratamiette

ratamiette

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 73 posts

Postado 18 January 2016 - 17:16

Olá Loiane,

Estou utilizando o ExtJs 4.2.1 há aproximadamente 1 ano e gostei bastante do framework, pois ele agiliza muito o desenvolvimento, aumentando a produtividade.. futuramente irei migrar para a versão 6.0.1. 

Ainda não utilizei outros frameworks para fazer uma 'comparação'. 

ratamiette

#7 Hermilio

Hermilio

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 38 posts

Postado 26 January 2016 - 13:15

Uso o Extjs a 3 anos versão 4.2.2, faço build da minha aplicação e me atende perfeitamente! e a maioria dos meus clientes acha super fácil utilizar a interface do sistema! gostaria muito de migras para as novas versões mais ainda não tenho recurso para isso!  :D  :D

"Falar é fácil, me mostre o código."
Linus Torvalds

#8 Loiane

Loiane

Member Avançado

• Expert User
  • 1012 posts
  • LocationSão Paulo - SP

Postado 27 January 2016 - 08:39

Oi pessoal,

Legal que alguns ainda continuam utilizando. 

Atualmente estou com projetos no ExtJS 5.x e o 6.0.1 (classic) na empresa que trabalho, estamos migrando uma app feita com flex pra sencha. Esse projeto também tem como requisito funcionar num tablet (o que não era possível com flex - iOS), e sinceramente, prefiro usar os temas "touch" do próprio extjs pra fazer isso.

Respondendo ao Jan, minha opinião pessoal e sincera sobre sencha touch é que quando foi lançado era um ótimo framework pois não tinha nada parecido no mercado. Hoje existem opções mais atrativas como o Ionic (que é baseado no phonegap e usa angular também). A curva de aprendizado é bem mais curta, é mais simples fazer um app mobile e gostei muito da performance também.

Em relação a alternativas ao ExtJS, usei angular com bootstrap pra algumas coisas, mas como já disseram, não é a mesma coisa que extjs. O extJS é uma solução completa e já vem funcionando redondo pra começar a criar projetos. Por mais que o ExtJS tenha uma longa curva de aprendizado, uma vez que vc pegue a manha, depois é muito simples criar telas complexas como um grid já com ordenação, paginação e filtro de pesquisa. Fazer isso no angular dá um certo trabalho comparado ao extjs.

• Legolas e Sávio Bueno curtiram isso

Autora dos livros:

Mastering Ext JS 5 http://bit.ly/1HWeHXh
Mastering Ext JS 4 http://bit.ly/14NZkxg

Ext JS 4: First Look http://bit.ly/o1IP1w
Sencha Architect http://bit.ly/19FVBGs
Curso ExtJS 4 Gratuito http://bit.ly/s5S0Oj (conceitos valem pro Ext 5 e 6 tb)

#9 henemer

henemer

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 57 posts

Postado 17 February 2016 - 12:55

Confesso que eu gostaria de usar, mas com esse preço é impossível. Tenho um projeto feito com ExtJs 5 e me arrependo de ter feito usando ExtJS, não pelo ExtJS em si, mas pela política de preços que a Sencha adotou... Para empresas pequenas infelizmente é inviável utilizar o ExtJs.

Com isso, somente médias e grandes empresas vão usar o ExtJS fazendo com que a comunidade acabe ficando pequena....

Já me ferrei com o Flex em 2011 e ano passado com o ExtJS.... vida de desenvolvedor não é fácil... Adorava o FLEX.

• Sávio Bueno curtiu isso

#10 cavallari74

cavallari74

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 83 posts

Postado 25 April 2016 - 12:41

Estou usando a versão ExtJS 6.0.0, não conheço outro tão completo. Eu utilizei todas as versões e sempre me surpreendi positivamente com as atualizações, porém, da versão 3.x em diante já senti que precisava mais tempo para aprender as novas mudanças, talvez esse já fosse o sinal de que seria interessante dedicar o tempo a novos caminhos.

Hoje ainda estou satisfeito pois minha app roda apenas na intranet, mas já estou vendo alternativas e a que mais me agradou é http://webix.com

Acho que dá pra adaptar um bootstrap e vai embora...

#11 Daniel Schmitz

Daniel Schmitz

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 458 posts

Postado 18 May 2016 - 15:28

Confesso que eu gostaria de usar, mas com esse preço é impossível. Tenho um projeto feito com ExtJs 5 e me arrependo de ter feito usando ExtJS, não pelo ExtJS em si, mas pela política de preços que a Sencha adotou... Para empresas pequenas infelizmente é inviável utilizar o ExtJs.

Com isso, somente médias e grandes empresas vão usar o ExtJS fazendo com que a comunidade acabe ficando pequena....

Já me ferrei com o Flex em 2011 e ano passado com o ExtJS.... vida de desenvolvedor não é fácil... Adorava o FLEX.

fazendo um ress do tópico aqui....

mesmo coisa aqui, uma pena a adobe ter "jogado fora" o flex. 

uma pena o ext ser tão caro....

alguém tem alguma solução em vista? alguém conhece/usa o webix?

Confie na API do EXT, ela é a sua melhor amiga: http://docs.sencha.com/ext-js/

#12 rafaelreuber

rafaelreuber

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 33 posts

Postado 21 May 2016 - 16:50

Eu estou usando o ExtJS6 em um projeto.

Concordo que as políticas de pricing  da sencha tornaram-se muito agressivas. No meu caso, o preço valeu muito a pena.

Meu projeto necessita de muitas (e põe muitas) features que só o ExtJS já possui. Se fossemos implementar as features necessárias com AngularJS + Bootstrap, isso ia triplicar o custo do projeto.

• Wemerson Januario e Legolas curtiram isso

#13 phlfulgore

phlfulgore

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 03 September 2016 - 00:39

Olá colegas, tenho uma dúvida que creio que possam saber de casos reais e com isso me ajudar a definir o melhor a fazer.

Atualmente tenho interesse em usar o ExtJS 6, supondo que eu não compre a licença e comece a usar.

1. Como a Sencha ficará sabendo da existencia do meu sistema e depois de mim?
  2. Uma vez que ela identifique meu sistema e minha pessoa, o que ela faria, abriria um processo aqui no Brasil sob direitos autorais e pediria indenização, retirada do sistema do ar, ou obrigaria a compra da licença (a M$ fazia muito esta última)?
  3. Alguém conhece uma pessoa, empresa ou sistema que já foi punido pela Sencha, por usar a versão do ExtJS sem ter a licença? se sim favor me indique quem ou links

Independente da ética de usar ou não software pirata ou sem licença, saber os verdadeiros riscos ajudam na tomada de decisão das pessoas. Citando o exemplo da M$ que combate a pirataria de seus softwares no mundo todo, tem representação em muitos países e casos reais que eu soube mesmo de processo contra empresa por uso de windows pirata, faz um bom tempo e ela ainda propôs o acordo de que a empresa simplesmente compra-se as licenças e não pagar 2.000 vezes o valor de cada licença em cada PC instalado.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos