Ir para conteúdo

Foto

o Extjs está morrendo?

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 Link

Link

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 736 posts

Postado 29 July 2016 - 12:25

Olá pessoal,

Eu quero compartilhar com vocês, uma discussão acalourada que vi no forum da Sencha sobre o Extjs: https://www.sencha.c...JS-dying/page33

Eu sou licenciado Sencha para o produto Extjs já alguns anos.  Toda vez que renovo antecipadamente a assinatura, os créditos que eu não usei do ano anterior, eram transferidos para a nova assinatura.  De repente, para este ano, eles não fizeram isso. Quando eu fui reclamar, eles foram frios e diretos ao me responder por e-mail, foram quase sem educação mesmo. Com o perdão da palavra, eu fiquei Put.... da vida com isso. O produto é caro e os caras ainda te tratam mal.

Embora particularmente, eu entenda que ainda não há um framework no mercado, como o que a Sencha oferece, acredito que muitos desenvolvedores no mundo abandonaram e muitos ainda farão o mesmo ao deixarem de usar os produtos da Sencha devido a erros de estratégia no mercado.

Bom, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. Pra ser sincero, já estou estudando o AngularJS 2 e o ReactJS, até porque não sei se irei renovar a minha licença do Extjs no próximo ano.

Abraços

#2 Wemerson Januario

Wemerson Januario

Administrador Ext JS Brasil

• Administrators
  • 802 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 29 July 2016 - 13:01

Opa!!! vamos lá!

O foco e estratégia da Sencha ultimamente é ganhar dinheiro, e de quem tem muito, hehe, que são as S.A da vida (Vendo pelo lado empresário da coisa, estão mais que certo, lucro!!!). Se for estudar, a vida da Sencha, grande parte da "Fortune 100" são clientes da Sencha.

Na verdade, Ext JS e toda família de produtos/ferramentas integradas não é caro pelo que promete. Caro tá é dollar viu, kkk. Morar no Brasil que anda sendo caro, hehe

Atuo a mais de 4 anos em consultorias em produtos Sencha e pelo contrario Ext JS não está morrendo, e sim crescendo, porém para outro lado, Vejo que Ext JS está presente nas grandes corporações e S.A. Se você é um dev Ext JS, procure as grandes companhias, é lá  que está a grana e as oportunidades Ext JS, heheh

Sou licenciado também, e também usuário dev de licenças corporativas, nunca tive problemas com tickets e tals, pois uso/usamos tudo. coloco eles pra trabalhar no 12.

Sobre alternativas ao Ext JS, isso varia muito cara.

Pergunto:

o Produto que você tem feito em Ext JS te dar lucro capaz de cobrir o investimento da licença e renovações. Lucro em todos sentidos, tipo, (produtividade, conforto, features, suporte, renda do produto, retorno, etc). Vale a pena?

Você consegue fazer tudo em AngularJS ou ReactJs sem dores de cabeça? é mais produtivo? Domina? lembre-se tempo é dinheiro.

Que pena que foi tratado mal, claro que isso pode acontecer em qualquer companhia, e a solução pra isso é entrar em contato e reportar a insatisfação, é com números que vão enxergar a verdade e melhorar.

Sou usuário Ext JS desde a origem, e particularmente sou fã da Sencha e todos produtos, afinal, é uma das sementes de todos frutos que já colhi e ando colhendo no mundo da TI até hoje, e pretendo colher muito mais com "Know How", consultorias, treinamentos, e criação de produtos.

Sou também a favor de conhecer e estudar novas soluções do mercado, e evito o máximo em criticar até que eu mesmo experimento.

Abraços

• Legolas e Fabio Jr. Policeno curtiram isso

Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!

#3 Link

Link

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 736 posts

Postado 29 July 2016 - 15:26

Olá Wemerson, valeu por se pronunciar a respeito.

Vamos as suas perguntas:

"o Produto que você tem feito em Ext JS te dar lucro capaz de cobrir o investimento da licença e renovações. Lucro em todos sentidos, tipo, (produtividade, conforto, features, suporte, renda do produto, retorno, etc). Vale a pena?"

Por enquanto não está valendo a pena, mas espero que isso mude na minha vida quando aparecer mais demandas (e tenho fé que isso ocorrerá).

"Você consegue fazer tudo em AngularJS ou ReactJs sem dores de cabeça? é mais produtivo? Domina? lembre-se tempo é dinheiro."

Realmente não se pode comparar estas duas tecnologias com um framework completo como o Extjs (o ext é muito superior). Estão muito longe de atingir o mesmo nível.

Mas vou te dizer uma coisa Wemerson, pelo que andei vendo declarações de usuários antes assíduos e fãs da Sencha, é que a insatisfação é grande e, muitos já abandonaram essa brilhante tecnologia. 

Com relação ao atendimento deles, são muitos frios e com respostas secas. Eles não fazem força para agradar os clientes, só visam lucro e mais lucro.  Nos dias difíceis de hoje, isso não é uma boa, já que as outras empresas estão "caçando" a laço novos clientes e fazendo de tudo para manter os que já fazem parte da carteira.

De qualquer forma, alguns profissionais que eu conheço no mercado de São Paulo, região sul e região nordeste; e principalmente de uma colega minha que trabalha para a Microsoft em Atlanta, são fortes os indícios que a Google e a Microsoft farão uma surpresa muito grande e boa para os desenvolvedores web com relação ao futuro próximo do Angular 2.

Wemerson, você, assim como o Legolas e a Loiane, me parecem ser profissionais muito sensatos, é um prazer discutir em bom nível com pessoas assim.

Muito obrigado por opinar.

Forte abraço e fique na paz!

• Wemerson Januario curtiu isso

#4 Wemerson Januario

Wemerson Januario

Administrador Ext JS Brasil

• Administrators
  • 802 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 29 July 2016 - 15:39

Opa, que bom, obrigado. Torço para que seus projetos dão frutos valiosos, a fim de cobrir todo investimento.

Torço também que grandes surpresas virão, pelos grandes da tecnologia e comunidade tbm, sendo assim teremos sempre novos caminhos e tecnologias pra explorar e trabalhar. Só temos a ganhar com essa diversidade.

Abraço. Fique na paz

Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!

#5 phlfulgore

phlfulgore

Iniciante

• Membros
  • Pip
  • 6 posts

Postado 03 September 2016 - 00:37

Olá colegas, tenho uma dúvida que creio que possam saber de casos reais e com isso me ajudar a definir o melhor a fazer.

Atualmente tenho interesse em usar o ExtJS 6, supondo que eu não compre a licença e comece a usar.

1. Como a Sencha ficará sabendo da existencia do meu sistema e depois de mim?
  2. Uma vez que ela identifique meu sistema e minha pessoa, o que ela faria, abriria um processo aqui no Brasil sob direitos autorais e pediria indenização, retirada do sistema do ar, ou obrigaria a compra da licença (a M$ fazia muito esta última)?
  3. Alguém conhece uma pessoa, empresa ou sistema que já foi punido pela Sencha, por usar a versão do ExtJS sem ter a licença? se sim favor me indique quem ou links

Independente da ética de usar ou não software pirata ou sem licença, saber os verdadeiros riscos ajudam na tomada de decisão das pessoas. Citando o exemplo da M$ que combate a pirataria de seus softwares no mundo todo, tem representação em muitos países e casos reais que eu soube mesmo de processo contra empresa por uso de windows pirata, faz um bom tempo e ela ainda propôs o acordo de que a empresa simplesmente compra-se as licenças e não pagar 2.000 vezes o valor de cada licença em cada PC instalado.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos