Ir para conteúdo

Foto

Sobre o novo programa Consultor Independente da Sencha

licença

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 alex_cyro

alex_cyro

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 15 posts

Postado 30 March 2017 - 16:22

Olá pessoal, 

fiquei com umas dúvidas sobre o programa.

Eu só uso a licença GPL para projetos OpenSource. Nunca usei a comercial.

O que eu entendi:

Eu, como desenvolvedor autônomo, posso me inscrever no programa e comprar uma licença.

Se eu fizer um projeto para um cliente, sempre tenho que transferir a licença para o cliente. 

Posso ter uma licença para vários projetos, somente se os projetos forem para o mesmo cliente. Não posso usar a mesma licença para vários clientes. 

Então, para cada cliente tenho que ter uma licença, que deverá ser transferida com a aplicação para o cliente. 

É isso mesmo? 

#2 Legolas

Legolas

Ext JS - Admin

• Administrators
  • 3495 posts
  • LocationBelo Horizonte

Postado 30 March 2017 - 19:26

Fala alex_,

Então cara esse lance de licenças da Sencha sempre tenho dúvidas, sei que há pessoas aqui que usam a licença da Sencha, mas nesse caso se "Consultor Independente" julgo que cai nas mesmas abrangências que a licença atual (5 developers) tem.

Pelo que sei (novamente nunca usei licença da Sencha) é que se você tem a licença para desenvolver com o framework 6.x então todo programa que você fizer e vender independente do cliente, você está coberto, pois tem a licença do framework, pois o seu cliente não tem que ter a licença e sim a empresa/consultor que vendeu o software deve ter essa licença.

Essa é a minha visão do que já li e dos comentários que já vi sobre licença da Sencha, eu indicaria você formalizar um e-mail para eles perguntando sobre isso para sanar essa dúvida ou se alguém da comunidade puder sanar seria uma boa.

Mas de qualquer forma @alex_ tendo a reposta, poste aqui para nós, pois acho que essa informação vai ser muito importante para muitos que deixaram de lado o uso do framework pelo fato de só ter licença para no mínimo 5 developers.

Desculpa não ter uma resposta certa sobre isso, mas gostaria de postar a minha visão sobre isso.

Abraço,

Legolas.

"A verdadeira vitória não é derrotar alguém forte... É ser capaz de proteger alguém que você ama de verdade!" (Maito Dai)

#3 alex_cyro

alex_cyro

Novato

• Membros
  • PipPip
  • 15 posts

Postado 30 March 2017 - 20:23

Pois é Legolas,

Como nunca usei achava que a licença era para desenvolver. É bem confuso mesmo. 

Vou pesquisar e depois posto aqui.

Valeu

#4 Wemerson Januario

Wemerson Januario

Administrador Ext JS Brasil

• Administrators
  • 824 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 04 April 2017 - 18:19

A licença dá direito ao desenvolver/consultor criar apps e ele mesmo vender/comercializar, agora se o cliente quiser o código fonte e vender a solução que vc desenvolveu ele não terá direito, estará ilegal, a não ser se você repassar a titularidade de licença para essa empresa.

Se todos clientes que você tiver quiserem usar Ext JS e deter o direito de comerciazar  os produtos feitos com o framework ele que tem que ter a licença pra você como profissional usar.

Agora se seu cliente não quiser bancar a licença pra você, você  poderá usar a sua licença, porém o direito de comercialização e detenção do código é seu.

A sua licença dá direito a criar N aplicações independente pra qual e quantos clientes, o importante é que a licença é sua, e você que é o dono da app e vai verder para o seu cliente o produto criado

Sacou?

• Legolas e alex_cyro curtiram isso

Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!

#5 henemer

henemer

Member Avançado

• Membros
  • PipPipPip
  • 59 posts

Postado 01 June 2017 - 09:14

Na verdade não é isso que diz no FAQ. Para cada cliente você precisa adquirir uma nova licença. Veja abaixo o que diz no FAQ. Para mim não serve. Para mim o maior problema é não poder utilizar a licença desse programa de consultor para criar um SAAS para oferecer aos meus clientes, para mim não serviu para nada.

You cannot use the same license to design and develop web applications for multiple clients. If you fail to properly allocate licenses, it will create issues for you and your client, as they will not have distribution rights to the application afforded with a license, nor will they be able to update or maintain the application. 

I am building applications for numerous clients. Do I need to purchase a license for each project?

Yes and no. Yes, you must submit a form to purchase licenses for each client for whom you perform design and development work with Sencha products. No, you do not need a license for every application unless the application is for a different client.

Tópicos que também usam as tags licença:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos