Ir para conteúdo


Foto

Configuração de aplicativo ExtJS e Laravel

extjs laravel


  • Por favor, faça o login para responder
8 respostas neste tópico

#1 iso48

iso48

    Member Avançado

  • Membros
  • PipPipPip
  • 71 posts

Postado 15 October 2018 - 09:24

Estou a dar os primeiros passos para criar uma aplicação com Laravel 5.7 e ExtJS 5 (e outro com o ExtJS 6) mas estou com alguns problemas na configuração inicial.

 

Criei um projeto ExtJS com cmd.

 

A pasta gerada do projeto que designei extjsproject foi colocada dentro da pasta public do laravel.

 

Criei uma view designada index.blade.php onde coloquei o código do ficheiro index.html da app extjs. Depois eliminei este ultimo ficheiro (index.html) da app ExtJS.

 

No ficheiro índex.blade.php fiz algumas alterações para apontar para o a pasta extjsproject  na pasta public

 

Substitui

<script id="microloader" type="text/javascript" src="bootstrap.js"></script> 

por

<script id="microloader" type="text/javascript" src="{{URL::to('/extjsproject/bootstrap.js') }}"></script>


No entanto, embora carregue corretamente bootstrap.js, não consigo carregar a aplicação extjs porque obtenho um erro 404 (Not Found) a carregar bootstrap.json

 

Agradecia sugestões para a configuração inicial de um aplicativo com laravel e extjs.

 

Pretendia utilizar o laravel para efetuar o login e depois carregar a app extjs com o redirectTo.

 

Obrigado.



#2 Wemerson Januario

Wemerson Januario

    Administrador Ext JS Brasil

  • Administrators
  • 857 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 15 October 2018 - 14:45

eu começaria com camadas totalmente independentes back e front. não misturando a camada de view do Laravel (blade) com Ext JS.

 

habilitando o CORS


Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

 

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!


#3 iso48

iso48

    Member Avançado

  • Membros
  • PipPipPip
  • 71 posts

Postado 15 October 2018 - 15:36

Obrigado wemerson.

 

Se bem percebi, a melhor solução é utilizar o extjs para desenvolver todo o frontend, incluindo os componentes de login e utilizava o laravel apenas para tratar os requests; utilizando, por exemplo, a api do laravel.

 

Encontrei os seguintes exemplos, mas não sei se serão o melhor caminho a seguir. 

 

https://github.com/mikerh/ext-app

 

https://github.com/i...vel-extjs-admin

 

 

Existe bastante suporte para laravel/Vue, Laravel/React e Laravel/Angular.

 

Infelizmente não se encontra nada com pormenor sobre sobre laravel/extjs (nem livros, nem cursos, nem videos, nem posts esclarecedores) o que contribui para o afastamento dos utilizadores do ExtJS.

 

Basta fazer um dos cursos de laravel - com exemplos com Vue, Angular, JQuery - que, além do mais, existem disponíveis em português, para se estar apto a desenvolver uma vasto leque de aplicativos.

 

Já para o ExtJS, mesmo depois de se perceber a lógica do Laravel, torna-se muito complexo, sem qualquer fonte de conhecimento, avançar com solidez.

 

A Embarcadero deveria pensar nisso e disponibilizar algures um exemplo mais ou menos elaborado para quem está a ponderar utilizar no backend Laravel; não faz qualquer sentido não haver esse recurso tendo em conta a utilização crescente do Laravel.

 

Como a opinião do wemerson é importante para  comunidade extjs, talvez possa um dia no seu blog elaborar um breve exemplo.

 

Entretanto, toda as orientações que possa dar para ajudar este passos iniciais serão muito bem vindos.

 

Como está a configurar nos seus aplicativos?



#4 Wemerson Januario

Wemerson Januario

    Administrador Ext JS Brasil

  • Administrators
  • 857 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 18 October 2018 - 01:50   Melhor Resposta

Veja se ajuda

https://www.sencha.c...659#post1321659


Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

 

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!


#5 iso48

iso48

    Member Avançado

  • Membros
  • PipPipPip
  • 71 posts

Postado 18 October 2018 - 09:04

Muito útil Wemerson. Obrigado por indicar o caminho a seguir.

 

Com este tipo de configuração a pasta da aplicação ExtJS deve ficar ao lado da pasta da aplicação laravel; isto é, o projeto deverá ser constituído por duas pastas paralelas uma com o projeto extjs e outra com o projeto laravel,  certo?

 

Ou seja, este tipo de configuração não funciona se o projeto extjs estiver dentro do projeto laravel (por exemplo, dentro da pasta public ou da pasta assets); nem o contrário, isto é, o projeto laravel dentro da pasta do projeto extjs (como se fosse a pasta php).

 

Estou correto ou é apenas uma questão de ajustar paths?



#6 Wemerson Januario

Wemerson Januario

    Administrador Ext JS Brasil

  • Administrators
  • 857 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 18 October 2018 - 09:07

já que deseja manter os dois projetos juntos, o correto é deixar o projeto extjs na pasta public do Laravel e trabalhar os path e baseUrl no blade.php


Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

 

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!


#7 iso48

iso48

    Member Avançado

  • Membros
  • PipPipPip
  • 71 posts

Postado 18 October 2018 - 10:35

Obrigado pela ótima ajuda.



#8 Wemerson Januario

Wemerson Januario

    Administrador Ext JS Brasil

  • Administrators
  • 857 posts
  • LocationGoiânia - GO

Postado 18 October 2018 - 10:48

porque está usando Ext JS 5 ainda e não 6?


Wemerson Januario
http://wemersonjanuario.com.br
Twitter: @januariocoder

 

Treinamento e Consultoria Ext JS. Qualifique-se já!


#9 iso48

iso48

    Member Avançado

  • Membros
  • PipPipPip
  • 71 posts

Postado 18 October 2018 - 15:41

Vou utilizar o ExtJS 6 com laravel no meu próximo projeto.

 

Olhando para o ecosistema do laravel percebe-se que faz sentido ser disponibilizada informação com uma visão integrada das várias vertentes de um projeto (back e front end). É uma estratégia muito interessante que deu grandes resultados com o laravel que tem um numero crescente de utilizadores.

 

Embora o ExtJS seja vocacionado para o frontend, ao não fornecer exemplos completos do desenvolvimento de aplicativos (com frameworks vocacionadas para o backend como, por exemplo, o laravel) torna-o o menos interessante para quem quer dar os primeiros passos com extjs (que, além do mais, tem uma curva de aprendizagem lendária).

 

No que se refere ao forum, talvez devessem ponderar se o forum não deveria evoluir para uma solução extjs/laravel de modo a torná-lo mais participativo (parece continuar a haver uma considerável visualização dos posts, mas pouca participação, o que é pena, pois existem cerca de 244 milhões de pessoas que falam português).







Tópicos que também usam as tags extjs, laravel:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos